A GRAÇA
A GRAÇA
A GRAÇA
Sl. 40.10 A GRAÇA
Rom. 5- 1 a 21 - [ 18 ]
No AT significava favor, especialmente na frase “achar graça” (Gn 6.8) . No NT é aquele favor que o homem não merece, mas que Deus livremente lhe concede; algumas vezes é posta em contraste com a lei (Rm. 6.14)que diz: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e , sim, da graça”; e também exprime a corrente de misericórdia divina, pela qual o homem é chamado, é salvo, e justificado, e habilitado para viver bem e achar isso suficiente para ele. (Gl. 1.15; Ef. 2.8; Rm 3.24; ICo. 15.10; IICo.12.9)
Favor imerecido – aquilo que não conseguimos comprar, pagar. (UM PRESENTE)
1. SUA FONTE:
Está em Cristo Jesus.
.Jo. l: l7 ; - “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.
2Tm.2:l. - “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus”.
2. CARACTERÍSTICAS:
a) É poderosa, abundante. - Porque esta no Poder de Deus
2 Co. 9 :8.- “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra”;
b) Corre ricamente
Ef. 1:7; - “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
1 Tm. 1:14 - “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo”.
c) É suficiente - Só ela basta para alcançar o seu objetivo
2 Co. 12:9. - “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.
d) É maravilhosa. Não existe uma atitude mais bonita de um ser amar outro e dar a sua vida em seu favor
Ef. 1:6. - “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”, (EF 1:7) – “ Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça”,
3. ELA ESTÁ AO ALCANCE DE:
a) Todos os pecadores.
1 Tm 1:14,15. - “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo”.
1Tm 1:15 - “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
b) Todos os filhos de Deus
Ef. 3:8 - “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo”,
c) Principalmente dos humildes - aquele que tem coragem de pedir favor ao seu inimigo
1 Pe 5:5 - “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
4. O QUE A GRAÇA EFETUA :
a) Salva o homem gratuitamente - Tudo no mundo tem que pagar, menos a salvação
Ef. 2:5. - “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
b) Justifica o pecador - precisamos de um advogado
Rm. 3:24. (RM 3:24) - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
c) Chama e capacita para a obra do Senhor - ele precisa de nós para a sua obra
Gl. 1:15; - “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça”,
Hb. 12:28. - “Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;”
d) Ela nos dá consolação e boa esperança - esperança
1 Ts. 2:16. - “E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim”.
Vander Luiz Simões Rebelo
AJUDANDO UNS AOS OUTROS FRATERNIDADE —GRATIDÃO A DEUS
At. 11.19-30
Por problemas políticos , houve em duas cidades entre o México e o Estados Unidos , uma rivalidade de poderes entre prefeitos e oficias militares, por causa de invasão em terras de fronteiras. Teve envolvimentos de brigas , insultos, e bastante fofocas.
Aconteceu que na cidade do México um incêndio terrível .
As chamas destruíam, uma loja de curiosidades em Água Prieta, no México, e ameaçavam os prédios vizinhos. Naquele domingo de dezembro, oficiais mexicanos telefonarem ao nosso departamento de incêndios pedindo ajuda, O prefeito obteve rapidamente a aprovação do Conselho, para que nossos homens os carros seguissem em socorro da cidade irmã, através da fronteira.
No dia seguinte, um oficial da cidade mexicana disse: ‘‘Ouero dar meus especiais agradecimentos em nome do meu país por sua bondade, ajudando nos ontem. Somos muito gratos”.
As mangueiras tinham sido conduzidas da alfândega até onde havia fogo. O chefe dos bombeiros, o chefe da policia e o prefeito atravessaram a fronteira para ajudar. “Não podemos ficar parados e deixar que o fogo destrua um quarteirão inteiro uma milha de distância’, dissera o chefe dos bombeiros. Um modo de expressar nossa gratidão a Deus é ajudarmos nossos vizinhos, sejam quem forem e qualquer que seja a necessidade deles.
Kennet E. Nelson (Arizona, E.U.A.)